Efeito

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Professor Dalber, E Professor Luiz Fernando

                                     Professor Dalber,  E Professor Luiz Fernando
Uma das competências que a escola tem buscado estimular em crianças, jovens e adultos é a capacidade de trabalhar em equipe, de forma colaborativa, visando um objetivo em comum. Para a escola, enquanto comunidade de aprendizagem, e partindo do pressuposto de que nela todos aprendem uns com os outros, essa competência não é somente algo que se espera do estudante ao final de seu processo formativo, mas é a própria forma como se devem construir as demais aprendizagens no meio escolar.        




 cabe lembrar que num autêntico trabalho coletivo não há disputa entre este ou aquele professor, há sim o compartilhamento das potencialidades de cada profissional a fim de que seja alcançado o objetivo construído coletivamente. A origem da palavra equipe refere-se a um conjunto de pessoas que preparam uma embarcação para viagem. Olha como essa palavra expressa bem a razão de uma equipe ser tão importante para a escola! Afinal, tem melhor e mais prazerosa forma de fazer a viagem pelo conhecimento que acompanhado de outras pessoas?
























Professores e alunos/família

 Professores e alunos/família
motivados fazendo diferença na E.M Faz Aguas Verdes


Quando a criança percebe que os pais se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, ela sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. Essa demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem.
Ao entrar na escola, a criança traz consigo experiências adquiridas no convívio que lhe permitirão formar uma determinada visão sobre si, o que significa uma ampliação no âmbito de relações. Na escola a criança conhecerá outras de sua idade, com as quais deverá compartilhar uma parte de suas experiências, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família.

COMO PARTICIPAR
Quando os pais são presentes e acompanham o crescimento educacional dos filhos dia a dia, suas habilidades sociais aumentam e a chance de problemas comportamentais diminui. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!
Participar envolve conversar sobre a escola, visitar o local, se envolver com as lições e os trabalhos e incentivar o progresso educacional em casa. Tudo isso pode contribuir para suas habilidades sociais. Isso porque a participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, entre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.




A aprendizagem é vista por especialistas como mudança no comportamento ou desempenho em resultado de experiência. Dessa forma, lares tolerantes e democráticos encorajam e recompensam a curiosidade, a exploração e a experimentação, as tentativas para lidar com novos problemas e a expressão de ideias e sentimentos. Quando são aprendidas e aplicadas em família, essas atividades se estendem na escola e em seu convívio social. Assim, quando a educação familiar é feita com amor e paciência, é possível desenvolver nos filhos sentimentos como a autoconfiança e a espontaneidade, que favorecem a disposição para aprender.
Se a criança não se envolve com o grupo ou não é envolvida por ele, ela participa e se compromete menos nas atividades e, consequentemente, se distancia – o que interfere no desempenho escolar.