motivados fazendo diferença na E.M Faz Aguas Verdes
Quando a criança percebe que os pais se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, ela sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. Essa demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem.
Ao entrar na escola, a criança traz consigo experiências
adquiridas no convívio que lhe permitirão formar uma determinada visão
sobre si, o que significa uma ampliação no âmbito de relações. Na escola
a criança conhecerá outras de sua idade, com as quais
deverá compartilhar uma parte de suas experiências, além de estabelecer
relações com adultos que não pertencem a sua família.
COMO PARTICIPAR
Quando
os pais são presentes e acompanham o crescimento educacional dos filhos
dia a dia, suas habilidades sociais aumentam e a chance de problemas
comportamentais diminui. Quanto maior o envolvimento dos pais nas
experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos
elas terão!
Participar envolve
conversar sobre a escola, visitar o local, se envolver com as lições e
os trabalhos e incentivar o progresso educacional em casa. Tudo isso
pode contribuir para suas habilidades sociais. Isso porque a
participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, entre outras
coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um
comportamento cooperativo.
A aprendizagem é vista por especialistas
como mudança no comportamento ou desempenho em resultado de experiência.
Dessa forma, lares tolerantes e democráticos encorajam e recompensam a
curiosidade, a exploração e a experimentação, as tentativas para lidar
com novos problemas e a expressão de ideias e sentimentos. Quando são
aprendidas e aplicadas em família, essas atividades se estendem na
escola e em seu convívio social. Assim, quando a educação familiar é
feita com amor e paciência, é possível desenvolver nos filhos
sentimentos como a autoconfiança e a espontaneidade, que favorecem a
disposição para aprender.
Se a criança
não se envolve com o grupo ou não é envolvida por ele, ela participa e
se compromete menos nas atividades e, consequentemente, se distancia – o
que interfere no desempenho escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário